Preço de venda: 6 erros pra você não cometer

Escrito por Stephanie
em 31 de março de 2019

Muitas sacoleiras cometem vários erros ao calcular o preço de venda de seus produtos, e sem querer, acabam comprometendo seu negócio.

Será que você esta formulando seus preços da forma correta?

Leia também: Como calcular o preço de venda da forma correta

Neste artigo vou tirar suas dúvidas e mostrar os 6 principais erros na hora de formular o preço de venda.

Continue lendo.

Preciso me preocupar com o preço de venda dos meus produtos?

Caso o preço praticado esteja acima do valor do mercado, você corre o risco de perder vendas e clientes.

Bem como, se o valor for baixo, pode prejudicar a saúde financeira do seu empreendimento.

Portanto, é essencial ter equilíbrio nessa etapa e saber identificar os principais erros na hora de formular seu preço de venda.

Vamos a eles:

1 – Valor abaixo do mercado

Primeiramente, tentar bater o preço de todos os seus concorrentes a qualquer custo, é o meio mais rápido para o fracasso, pois é necessário levar em consideração todos os custos operacionais e o lucro pretendido, antes de formular um preço de venda justo e correto.

2 – Não calcular as despesas e custos

Em segundo lugar, outra forma errada e muito comum de precificar seu produto, é se basear apenas no valor de custo para adquiri-lo, e a partir dele, formular o preço de venda.

Não esqueça das despesas e custos referentes ao mesmo, pois esses valores devem ser inclusos no cálculo.

3 – Copiar o preço de venda do concorrente

Por não saber calcular o preço de venda, você se baseia no preço da concorrência e ainda deixa mais barato, a fim de conquistar clientes.

Você já fez isso? Se sim, recomendo que pare agora, pelo bem do seu empreendimento.

Não esqueça, o seu concorrente não tem as mesmas despesas que você, além disso, provavelmente não deve ter os mesmos gastos com estoque.

Portanto, o que é bom para a concorrência, não é necessariamente bom para o seu negócio.

4 – Oferecer descontos por impulso

É muito comum oferecer descontos a fim de garantir uma venda, não tem nenhum problema nisso.

No entanto, oferecer descontos que não foram planejados, com intuito de fechar uma venda a qualquer custo, podem prejudicar a lucratividade do seu negócio.

Formulando o preço de venda corretamente, uma margem para descontos é determinada, garantindo dessa forma o lucro e manutenção do seu empreendimento.

Veja como calcular o preço de venda da forma correta

5 – Nunca mexer no preço do produto

Sabe aquele produto que faz anos que você vende? Mas nunca aumentou o preço, por medo de perder clientes?

Sinto informar, mas provavelmente, você está perdendo dinheiro por isso.

O ideal é de tempos em tempos, reavaliar o preço de venda dos seus produtos, a fim de garantir um valor atualizado, que traga lucratividade e competitividade.

6 – Produto com valor agregado

No ramo que atuamos, principalmente no nicho de revenda de roupas, há sempre as peças que são tendência e todos estão procurando.

Pois bem, essas peças são uma maravilhosa exceção a fórmula de precificação, pois possuem valor agregado.

Valor agregado? O que é isso?

Por exemplo, vamos supor que você pagou barato nessa peça e colocando a lucratividade de sempre, fique por R$60,00 o valor de venda. No entanto, como existe demanda por esse item, e todo mundo quer comprar, você pode aproveitar e aumentar o valor de venda, dobrando ou triplicando seu lucro.

Como calcular o preço de venda da forma correta?

Pensando na dificuldade que várias sacoleiras têm enquanto formulam o preço de venda de seus produtos, desenvolvemos a Easy Price. Uma planilha que vai facilitar sua vida e precificar seus produtos da forma correta.

E o melhor, é GRATUITA.

Aproveite e faça o download clicando na imagem abaixo:

Download calculadora de preço de venda para sacoleiras

Espero que esse artigo seja útil e lhe ajude, beijos e até a próxima!

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Teresa em 08-04-2019

Adorei estou gostando muito das dicas obrigada