Mulher tirando fotos para vender roupas pela internet

Como Vender Roupas Pela Internet: Tudo o que Você Precisa Saber

Atualizado em 25 de junho de 2021

Se você deseja empreender, tem afinidade com o mundo da moda e da confecção, montar uma loja para vender roupas on-line pode ser o ideal! Dessa maneira, é imprescindível saber como vender roupas pela internet, e você vai aprender tudo aqui!

Com a praticidade oferecida pelas novas tecnologias, uma loja on-line tem uma capacidade gigantesca de gerar uma renda incrível!

Dessa forma, utilizando os meios digitais como ferramentas aliadas, vender roupas on-line pode ser um negócio de sucesso.

Confira agora um guia completo sobre como vender roupas pela internet. Aprenda tudo o que é necessário para montar um empreendimento rentável, e se tornar referência no mercado.

Vantagens de vender roupas pela internet

Mulher feliz por vender roupas on-line

Com a popularização da internet, das redes sociais, e também da compra e venda on-line, o ato de consumir produtos também se modernizou.

A praticidade de ter tudo ao alcance das mãos mudou a maneira com que as pessoas se relacionam e também como elas procuram e realizam suas compras.

Assim sendo, nos dias de hoje, com um simples toque na tela do celular já é possível realizar uma compra.

Além da praticidade para os consumidores, o e-commerce (termo utilizado para definir esse estilo de vendas) também oferece muitos benefícios para quem deseja oferecer seus produtos on-line.

Veja algumas das principais vantagens de vender roupas pela internet:

1- Investimento inicial baixo

Em um ambiente digital, o empreendedor não precisa investir no aluguel e nas demais burocracias que envolvem uma loja física, por exemplo.

Isso, além do aluguel, também inclui não se preocupar com conta de luz extra, água, IPTU, outros impostos, custos de manutenção, entre outros.

Por isso, para empreendedores que estão começando na carreira, uma loja virtual pode ser a melhor opção.

A burocracia é muito menor e tudo pode ser feito da sua própria casa, basta ter acesso a internet!

2- Alcance de clientes gigante

Na internet, é possível atrair muitas pessoas de diversas regiões diferentes.

Qualquer pessoa com acesso a internet pode conhecer os seus produtos ou serviços ao visitar o seu site!

Em uma loja física, pelo contrário, existe um limite geográfico e físico que impede uma circulação muito alta de pessoas.

Ainda que a loja física trabalhe com envios e fretes, as oportunidades que uma loja virtual oferece são muito maiores.

Ao vender roupas on-line, por exemplo, a loja fica aberta 24 horas, não tem ocupação máxima ou demais restrições desse tipo.

3- Experiência diferenciada para o consumidor

Em uma loja on-line, o consumidor consegue ter um acesso muito mais fácil e rápido àquilo que lhe interessa.

Dessa forma, através de uma filtragem, ele consegue chegar até o produto que deseja muito mais rápido.

Da mesma maneira, o cliente pode consultar diversos produtos com agilidade e rapidez.

Isso já é mais um passo à frente em relação às lojas físicas, que enfrentam limitações nesse sentido.

Desvantagens de vender roupas pela internet

Assim como qualquer outro empreendimento, vender roupas pela internet pode apresentar alguns aspectos negativos.

Sendo assim, é interessante estar ciente das dificuldades que possivelmente podem aparecer, para estar melhor preparado e ser capaz de calcular essas desvantagens em relação aos benefícios que já foram apresentados aqui.

Por exemplo, da mesma maneira que a demanda de clientes é maior na internet, a oferta também é!

Isso significa que a concorrência é proporcionalmente muito grande, e se destacar em meio a tantas pessoas pode ser um desafio.

Nesse caso, investir em marketing digital é essencial para vender roupas on-line.

Com toda a certeza, esse é um investimento que deve ser levado em consideração no planejamento financeiro, pois ele é um dos quesitos mais importantes!

Consolidar uma imagem na internet também dá muito trabalho, e pode levar um certo tempo.

Mais uma vez o trabalho do marketing digital e a divulgação se faz muito importante.

De qualquer forma, vender roupas on-line também oferece riscos, e é interessante calculá-los e compará-los com outras opções.

Ainda assim, suas vantagens superam as desvantagens, e um comércio on-line de roupas pode ser um verdadeiro sucesso!

Confira a partir de agora um passo a passo de como montar uma loja de roupas, e investir nesse negócio!

Como vender roupas pela internet: passo a passo!

Imagem ilustrando como vender roupas on-line

Se você deseja vender roupas on-line, existem algumas questões que necessitam de planejamento!

Dessa forma, você já inicia no mercado estando bem preparado.

Confira agora quais são os pontos principais que precisam ser levados em consideração, bem como indicações de como começar a montar uma loja on-line do zero!

1º Passo de Como Vender Roupas Pela Internet: Definição do público-alvo e nicho de atuação

Essa é uma etapa fundamental de qualquer empreendimento. Definir quem é o cliente ideal, ou seja, quem é o consumidor que você deseja atrair é extremamente importante.

A definição do público-alvo deve envolver as características principais do cliente que você deseja atrair.

Uma boa definição de público-alvo contém:

  • Idade e sexo;
  • Localização;
  • Renda aproximada;
  • Principais hobbies e interesses;
  • Profissão;
  • Posicionamentos políticos e ideais.

Nesse sentido, quanto mais completo, melhor! Dessa forma, com o seu cliente ideal bem definido, é mais fácil criar conteúdo que o atraia on-line, e também oferecer produtos que eles estão realmente interessados em comprar.

Dessa maneira, os conteúdos que você vai produzir devem ser pensados para suprir as demandas do seu público.

Você vai distribuir na internet conteúdo relevante para eles. Assim, é criada a sua audiência, ou seja, os seus futuros clientes!

É muito importante se comunicar de forma efetiva com quem se alinha com o seu perfil.

Lembre-se sempre que não é possível agradar a todos. Por isso, é necessário que você estude quem mais se identifica com as suas ideias.

Quando você não sabe para quem está escrevendo e postando, a tarefa de criar um bom conteúdo se torna ainda mais difícil.

Por isso, é imprescindível definir quem são as pessoas que você deseja atrair e elaborar um conteúdo a partir dos desejos, vontades, sonhos e hábitos de consumo delas.

Nesse sentido, o público-alvo se une com outro ponto muito importante: a definição de um nicho! Um nicho nada mais é do que um segmento, um recorte mais específico do que a loja vai oferecer.

Por exemplo, uma loja virtual de roupas abrange muitas peças e estilos diferentes.

Dessa forma, é necessário escolher um campo menos amplo de atuação, por exemplo: roupas de ginásticas, roupas de bebê, roupas para gestantes, roupas de grifes internacionais, entre outros.

2º Passo de Como Vender Roupas Pela Internet: Pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado de como começar a vender roupas pela internet

Analisar a concorrência é essencial em qualquer negócio, e não seria diferente com a loja de roupas on-line.

Sendo assim, esse é um tópico que deve ser analisado com atenção.

A pesquisa de mercado pode auxiliar você a definir melhor o seu nicho, afinal, você pode descobrir alguma demanda que os concorrentes não estão cobrindo.

Além disso, é interessante listar os pontos fracos e fortes dos seus concorrentes.

Dessa forma, você pode criar estratégias para superá-los e oferecer um serviço melhor ao vender roupas on-line.

Essa pesquisa deve ser completa, e incluir postos-chave como:

  • Principais produtos e produtos mais vendidos;
  • Estratégias de vendas e campanhas on-line;
  • Qualidade e marca dos produtos;
  • Posicionamento nas redes sociais;
  • Formas de pagamento que aceitam

Tudo isso pode ajudar você a encontrar o espaço da sua loja na internet!

3º Passo de Como Vender Roupas Pela Internet: Planejamento financeiro

Planejamento financeiro para começar a vender roupas on-line

Assim como em uma loja física, você vai precisar de um capital inicial para começar o seu negócio.

Dessa forma, você precisa fazer um investimento inicial em produtos, para construir um estoque.

Além disso, é essencial incluir no planejamento financeiro os custos com publicidade.

Uma loja de roupas on-line, em especial as que estão começando, precisam da ajuda do marketing para se tornarem conhecidas e serem vistas pelos potenciais clientes.

Assim sendo, planeje o valor que deverá ser gasto com social media, campanhas on-line com anúncios, tráfego pago, entre outros quesitos.

Ainda não sabe como vai divulgar seu novo negócio? Calma, que logo mais vamos ver!

4º Passo de Como Vender Roupas Pela internet: Escolher os melhores fornecedores

Pesquisar bem e escolher os fornecedores é fundamental, afinal, essa é uma parceria sem a qual a sua loja virtual de roupas não irá sobreviver! Sendo assim, é importante dar uma atenção diferenciada a esse quesito.

Um bom fornecedor é aquele que tem um preço justo, mas é claro, que também oferece produtos de qualidade.

Lembre-se que é do fornecedor que vão surgir os produtos que você vai comercializar, portanto, a boa reputação dele se relaciona estritamente com o sucesso da sua loja virtual.

No final das contas, o que faz um cliente voltar a comprar, além do bom atendimento, é a qualidade do produto! Por isso, é interessante pesquisar as suas opções e analisar os detalhes dessa parceria.

5º Passo de Como Vender Roupas Pela Internet: Estoque e opções de entrega

Mulher conferindo seu estoque após vender roupas pela internet

Ao iniciar uma loja virtual de roupas, você deve definir qual estratégia será utilizada em relação ao estoque.

Planejar a armazenagem dos itens é muito importante, pois, diferente de uma loja física, você provavelmente não tem um espaço gigante para armazenar os seus produtos.

No caso de um comércio virtual, você pode optar por um estoque físico ou dropshipping.

Dropshipping é um sistema logístico onde o revendedor não possui estoque físico, mas sim oferta e comercializa os itens que permanecem no estoque do fornecedor.

Essa é uma boa opção para quem não possui ou não deseja investir em um lugar de armazenagem. É mais prático para pessoas cujo espaço físico é um obstáculo.

Em relação às entregas, também é muito importante definir como o processo será feito.

As opções variam: pode ser utilizada uma empresa de fretes, uma transportadora, os Correios, entre outros.

Também é essencial definir a política de frete da sua loja. Assim, você pode escolher um preço mínimo com o qual o cliente ganha o frete grátis, por exemplo.

Tudo isso interfere diretamente na dinâmica de funcionamento da sua empresa, e também no seu relacionamento com os parceiros, independente da opção que você escolher.

Dica extra sobre como vender roupas pela internet:

Você também pode incluir nesse tópico o planejamento de algum pequeno produto extra, para ajudar na fidelização do cliente e na boa experiência que ele deve ter.

Nesse sentido, podem ser utilizadas sacolas, caixas e demais embalagens personalizadas, brindes ou cupons, entre outros.

6º Passo de Como Vender Roupas Pela Internet: Escolher uma plataforma virtual

Um dos passos mais importantes para começar a vender roupas on-line é a escolha da plataforma digital onde a loja vai existir. Aqui, as opções também são diversas.

Você pode optar por um site próprio, onde vai precisar registrar um domínio, ou escolher marketplaces, que são plataformas de e-commerce já existentes.

Um marketplace nada mais é do que um site onde diversos fornecedores vendem no mesmo lugar.

É como se fosse um shopping, mas em um ambiente virtual. Já em um e-commerce próprio, apenas os seus produtos estarão à mostra e à venda.

Alguns exemplos de marketplaces famosos são:

A vantagem de participar de um marketplace é que, mesmo se a sua marca for iniciante e pouco conhecida, ela terá espaço, pois estará associada a essas marcas grandes.

Além disso, em um market place o tráfego – ou seja, a visita de clientes – é bem mais alto do que em um site próprio.

Uma desvantagem do marketplace e o principal benefício de ter um site próprio gira em torno das taxas.

A maioria dos marketplaces do país cobra uma taxa de 16 a 20% sobre as vendas.

Além disso, a falta de personalização pode ser um problema.

É muito difícil consolidar uma marca ou uma identidade visual em um marketplace, onde o site não é customizável de acordo com os seus gostos.

7º Passo de Como Vender Roupas Pela Internet: Definir a forma de pagamento

A escolha da forma de pagamento é essencial.

Com tantas opções disponíveis, você precisa analisar quantas dessas opções oferecer aos clientes, e o quanto isso será benéfico para o seu negócio.

As principais formas de pagamento na atualidade são:

Pix

Essa é a mais nova forma de transferência de dinheiro.

Com o Pix, é possível que o usuário faça transferência em menos de 10 segundos a qualquer dia da semana e a qualquer hora do dia.

Tudo isso é feito sem cobrança alguma de taxas, mesmo se a transferência for feita para um banco diferente.

Isso tudo para simplificar ainda mais o processo de transferência e ser mais seguro, sem a necessidade de informar todos os dados bancários.

Desta forma, o sistema Pix transfere com uma “chave” desde que ela esteja cadastrada. Ademais, o usuário tem várias opções de chave como CPF, o número do celular ou e-mail.

É possível utilizar o Pix através de chaves – que são códigos fornecidos pelo sistema. Além disso, é possível cadastrar CPF ou e-mail como chave Pix!

Assim, por essa chave do Pix, é possível fazer a transferência sem a necessidade de dados bancários.

Isso com apenas essa informação de cadastro no sistema, bastante fácil e simplificado.

Esse é um modelo de pagamento que tem como objetivo exaltar a praticidade, conveniência, segurança e a automatização dos processos bancários.

Boleto Bancário

É uma forma tradicional de pagamento, mas pode carregar algumas desvantagens.

Por exemplo, o dinheiro pode levar alguns dias para compensar.

Além disso, é comum que o cliente gere um boleto sem a intenção de realizar o pagamento, ou simplesmente esqueça dele.

Cartão de crédito

Pagamento com cartão de crédito é o mais comum nas compras on-line.

Para o cliente, é uma maneira simples e rápida de consolidar a compra.

Além dessas opções, você pode trabalhar também com transferência bancária, depósito em conta, entre outros.

O importante é analisar e entender qual opção trará mais vantagens – tanto para o seu cliente, como para você.

É essencial estabelecer um formato de pagamento que lhe ofereça um bom gateway de pagamento.

O gateway de pagamento é um dispositivo de interface que conecta o computador, a loja, e o banco responsável pela transação.

É por meio dele que o pagamento do cartão de crédito do cliente chega até o responsável pela loja!

Para possuir um gateway, é necessário fazer convênio com alguma operadora de cartão de crédito.

É aqui que a pesquisa vai poder te ajudar bastante: pesquisando as taxas e as suas opções, você poderá fazer a melhor escolha.

Como vender roupas pela internet na prática!

Como vender roupas pela internet  na prática

Depois de cumprir todas as etapas do planejamento e definir todas as ideias principais, é a hora de colocar as mãos à obra e começar a vender roupas on-line.

Esse é o momento de aplicar tudo o que foi aprendido e planejado, e finalmente colocar a loja para funcionar.

Dessa forma, alguns novos passos devem ser seguidos:

1- Crie sua identidade visual

A partir das definições e informações coletadas na pesquisa de público-alvo, você será capaz de escolher uma identidade visual atraente e que converse com a sua audiência!

A identidade visual de uma marca é muito importante, pois quando bem feita, pode gerar identificação e reconhecimento por parte do público.

É por isso que essa etapa é tão importante!

Em um mercado muito competitivo, como vender roupas pela internet, a identidade visual serve como uma forma de reconhecimento por parte do cliente.

Além disso, um visual bem estruturado demonstra profissionalismo e aumenta a confiança do usuário para com a sua loja.

Com um bom acompanhamento de design gráfico, a imagem da sua empresa passará a ser muito mais profissional, gerando assim maior credibilidade com os clientes e futuros clientes!

A comunicação visual é uma peça chave na estrutura de marketing, pois é a primeira coisa que um usuário repara ao visitar pela primeira vez o seu site ou as suas redes sociais, por exemplo.

Dessa forma, o projeto gráfico deve ser uma extensão e representar os ideias da empresa.

No comércio virtual então, é muito importante contar com uma identidade visual única e personalizada.

Por isso, criar um logotipo, definir as cores da marca, elaborar um slogan marcante e construir o visual do site e das redes sociais é essencial!

De forma resumida, uma identidade visual é importante para:

  • Posicionar a marca na internet;
  • Aumentar a confiança do cliente em relação ao profissionalismo da marca;
  • Destacar-se em relação a concorrência;
  • Ter recursos para elaborar campanhas de marketing e anúncios on-line;

Assim sendo, a identidade visual é um fator que impacta diretamente nas vendas.

2- Coloque sua loja na plataforma de venda

Negócio de venda de roupas em uma plataforma digital

Se você optar por um site próprio para vender roupas pela internet, esse é o momento de registrar o seu domínio, ou seja, criar o seu site e coloca-lo na internet.

Se a sua loja for fazer parte de um marketplace, é o momento de criar a sua loja dentro do sistema escolhido.

Além disso, se a sua loja funcionar inteiramente para o Instagram, por exemplo, essa é a parte onde uma conta deve ser criada e personalizada!

3- Cadastre os seus produtos!

Depois de já estar com a plataforma pronta, chega o momento de colocar os seus produtos à mostra, no processo de cadastro de produtos.

Isso inclui alguns procedimentos, confira:

Imagens de qualidade

A imagem do produto é fundamental, pois como o cliente está comprando via internet, ele não poderá tocar ou vestir a peça.

Isso significa que a imagem deve ser a perfeita representação do que a peça é na realidade.

Assim sendo, invista em fotografias de qualidade e profissionais.

Mostrando todos os ângulos e principais detalhes da peça de roupa.

Fotografias pixeladas, em tamanho pequeno fazem com que a qualidade da sua loja no geral caia muito!

Descrição de produtos

A descrição dos produtos, juntamente com a fotografia, faz parte da experiência de compra do cliente.

Sendo assim, ela deve ser o mais informativa possível.

Além disso, com algumas estratégias de copywriting, é possível induzir o cliente a compra.

Isso é feito com um texto profissional, e com a possível utilização de CTA (Call to Action), o famoso botão de compra.

No caso das roupas, é muito importante fornecer uma tabela de medidas de fácil compreensão e com as medidas corretas.

Comprar roupas pela internet pode ser difícil nesse ponto: sem experimentar uma roupa, como saber se ela vai lhe cair bem?

É por isso que a descrição é tão importante! Lembre-se que a sua tarefa é criar uma boa experiência para o cliente e dar a ele uma assessoria como se estivesse em uma loja física, com um atendimento presencial.

4- Fortaleça o atendimento

Mulher atendendo um cliente

Um dos pontos principais que fazem um cliente ter uma boa experiência de compra é o suporte e o atendimento que ele recebe!

Sendo assim, para vender roupas on-line é essencial estruturar uma maneira de atender seus clientes com suas dúvidas e necessidades.

Você precisa também, definir o canal que será utilizado para tais fins.

Por exemplo, o Whatsapp, que é um excelente canal para sanar dúvidas, ou sistemas de chat presentes no próprio site.

O importante aqui é oferecer a melhor experiência possível para o cliente.

Isso contribui para que ele se fidelize, ou seja, volte a comprar novamente e também recomende a sua loja para outras pessoas.

5- Divulgue!

Com tudo pronto, é o momento de fazer com que a sua loja seja vista. Isso é feito através de uma estratégia de marketing digital e divulgação.

O marketing digital diz respeito a todas as atividades de uma marca no meio digital.

Ele é uma das principais maneiras com que as marcas se comunicam com seus público, e também é um excelente termômetro para saber como esses clientes estão enxergando a marca em questão.

Sem um bom planejamento de marketing digital, é impossível vender roupas on-line e ter sucesso.

Os segmentos do marketing digital são inúmeros, bem como as plataformas utilizadas para a sua execução.

Redes sociais como Facebook e Instagram, as mais usadas e que trazem mais resultado são um exemplo, mas também existem blogs, e-mails, entre outros.

Da mesma maneira que uma loja virtual oferece mais facilidades do que uma loja física, investir no marketing digital é uma maneira muito mais barata e que pode atrair muito mais resultado positivo se comparado aos métodos tradicionais mais antigos de propaganda.

Dessa forma, para vender roupas pela internet é muito importante investir nas seguintes áreas relacionadas ao marketing digital:

1- Social Media

A gestão de mídias sociais contempla todo o trabalho sobre o conteúdo que será veiculado nas redes.

Isso significa que conta com todo o planejamento, agendamento, bem como a postagem e o monitoramento do engajamento (comentários, curtidas).

As redes sociais são um excelente canal de comunicação entre as empresas e seus clientes.

Além disso, também são importantes para prospectar novos clientes.

Por isso, esse espaço deve ser bem utilizado para transmitir não só os produtos, mas os valores da empresa.

Dessa maneira, você consegue atrair pessoas que já são clientes, mas também aqueles que ainda precisam conhecer a sua marca!

Para criar o conteúdo que será capaz de atrair esses públicos, você precisa conhecer o seu cliente.

Uma boa gestão de mídias é aquela que sabe com quem está se comunicando, e o que aquela pessoa gosta de consumir na internet.

2- Tráfego orgânico e pago

O tráfego nada mais é do que a circulação de pessoas no seu site. No caso de uma loja virtual, a visitação de usuários ao site é essencial!

Ele é essencial para o marketing digital pois utiliza o gerenciamento de redes sociais e o conteúdo produzido para atrair compradores/seguidores.

É ele quem gera visitação ao site e aos perfis da empresa, e trabalha com os algoritmos dos buscadores como o Google, por exemplo.

Para isso, é muito importante investir em tráfego. Uma opção é o tráfego pago, com a criação de campanhas e anúncios on-line.

Isso inclui a divulgação por meio de campanhas nas redes como Facebook e Instagram! Você já deve ter visto o botão de impulsionamento pelas publicações nessas redes, e é eles que podem ajudar no processo de fazer com que novas pessoas conheçam a sua loja (seu perfil).

Uma outra maneira de alavancar a circulação de pessoas em suas redes é através do tráfego orgânico.

Tráfego orgânico é aquele que ocorre sem investimento em dinheiro.

Um bom tráfego orgânico ocorre quando uma página está bem alinhada e otimizada, com técnicas de SEO por exemplo.

O SEO diz respeito às medidas tomadas para potencializar o resultado das páginas, de maneira a deixá-las melhor posicionadas nos mecanismos de busca como o Google. Para um bom SEO é necessário:

  • Ter um bom controle e uso das palavras-chave;
  • URL bem estruturadas;
  • Imagens com texto alternativo (texto em Alt);
  • Textos bem desenvolvidos e equilibrados com subtítulos.

3- E-mail marketing

O e-mail marketing consiste na utilização do e-mail como uma ferramenta direta de publicidade.

Em outras palavras, é uma forma de promoção digital que envolve uma certa audiência.

Esse é um excelente canal para promover os seus produtos ou serviços! Também é uma ótima maneira de construir engajamento e transformar os interessados em clientes de fato!

Como o e-mail é uma linha direta de comunicação, ele se torna uma maneira de se conectar com o público e iniciar uma conversa.

Dessa forma, uma campanha de e-mails com uma copy (texto) atraente, falando sobre um produto novo, promoção exclusiva ou desconto especial, pode ajudar muito as suas vendas a crescerem!

Como vender roupas pela internet com sucesso!

Imagem simbolizando um e-commerce

Uma loja on-line apresenta diversas vantagens, como foi possível ler aqui.

A modernidade e as facilidades da internet passaram também a influenciar os hábitos de consumo da grande maioria da população.

Dessa forma, uma loja virtual não é mais o futuro, mas sim, o presente.

Esse é um mercado em expansão que apresenta diversas possibilidades de crescimento.

O empreendedorismo digital, definitivamente, se firmou no mercado como uma excelente opção de investimento.

Através da internet, centenas de milhares de pessoas estão conseguindo lucrar utilizando as ferramentas desse mundo.

Sendo assim, a internet é um ambiente muito promissor para vender roupas on-line.

Seguindo os passos citados aqui, planejando da maneira adequada e aplicando estratégias de marketing, a sua loja virtual de roupas terá tudo para ser um sucesso!

O que achou do guia completo de como vender roupas pela internet? Responda nos Comentários!

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Últimos Comentários:

Mírian Carla em 31-08-2021

Adorei! Tudo que precisava.